27/mai/2022 -

Aprenda como montar um jardim vertical

Escrito por: Bidese

Aprenda como montar um jardim vertical

Que tal aprender como montar um jardim vertical e trazer um pouco da natureza para dentro do seu lar? Além de tornar o seu espaço mais aconchegante com elementos naturais, você também desfrutará de outros benefícios, como a purificação do ar e o equilíbrio de temperatura.

Seja no seu apartamento ou na sua casa, o seu jardim vertical pode ser planejado e aplicado de acordo com as suas possibilidades. A Bidese preparou um passo a passo incrível para te ajudar a montar o seu. Que tal conferir?

Tendência dos jardins verticais

Os jardins verticais estão em toda a parte. Seja nos grandes centros ou em regiões mais afastadas, perto da natureza, lá eles também estarão embelezando a sua casa com todo o seu charme natural.

Painéis grandes, médios e pequenos se ajustam ao seu espaço de acordo com a sua necessidade de moradia. São fáceis de montar e desmontar caso você queira reformular o ambiente.

Além de um efeito visual naturalmente sofisticado, um jardim vertical também oferece os seguintes benefícios: 

  • • Trazer para dentro de casa uma das principais tendências de decoração;
  • • Valorizar ainda mais o imóvel;
  • • Ter as suas plantas fora do alcance das crianças e dos animais de estimação;
  • • Filtrar agentes poluentes suspensos no ar;
  • • Tornar o ambiente mais fresco e agradável.


Leia também: Quais as características de uma casa eficiente?

Como montar um jardim vertical?

Aprenda como montar um jardim vertical em um passo a passo de 5 etapas. Confira:

Escolha o lugar do jardim

Tudo começa pela escolha do local onde ele será feito. 

É importante considerar um espaço da casa que esteja a menos de 2 metros de distância da claridade. Esse local também pode ser uma área externa. Aproveite para utilizar concreto aparente como parte da decoração.

Entenda a incidência de luz no espaço

É importante compreender sobre a interferência da luminosidade na hora de montar o seu jardim vertical. No espaço escolhido há mais ou menos claridade? O sol bate diretamente naquela parede ou não? Se sim, durante quantas horas por dia?

Há locais que, diante da impossibilidade de uma luminosidade adequada, são utilizadas lâmpadas tipo “grow”. Elas simulam a luz do sol para realizar a fotossíntese.

Escolha as espécies do seu jardim

Essa etapa merece atenção, já que algumas espécies necessitam de cuidados especiais, com mais água e mais tempo de exposição à luz do sol. Uma dica importante na hora de escolher as plantas corretamente é conhecer bem o local onde o jardim vertical será instalado.

Outros pontos que contam bastante na hora da preparação é trazer para o seu espaço detalhes que fazem toda a diferença. Por exemplo, que tal escolher um tipo de planta característica da sua região? Combinar diversas espécies ou mesmo optar por um único tipo também pode ser crucial na hora de personalizar o local e facilitar os cuidados e manutenção.

Impermeabilize o local

É importante que o local onde funcionará o jardim vertical seja impermeabilizado com um produto específico ou verniz náutico, pois é preciso prezar pela proteção da parede. Caso a pintura não seja possível, use uma boa manta de drenagem cinza, que produz um efeito semelhante.

Essa tarefa deve ser realizada por um profissional devidamente qualificado. O mercado está cheio de bons arquitetos e profissionais especializados para impermeabilizar a decoração.

Plante e faça a manutenção do seu jardim

Agora é chegado o momento do plantio e da manutenção. 

Adube suas plantas e não esqueça de retirar todas as folhas secas, podá-las e verificar se nos vasos há algum transmissor de doenças ou pragas.

Conclusão

Agora que você já sabe como montar um jardim vertical, é hora de desfrutar do seu novo passatempo e curtir cada momento do seu novo cantinho. 

Quer ficar por dentro de mais conteúdos incríveis da Bidese? Continue acessando o nosso blog e siga-nos nas redes sociais

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim