27/out/2021 - Design

Como escolher o porcelanato ideal para cada ambiente?

Escrito por: Bidese

Como escolher o porcelanato ideal para cada ambiente?

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados em diferentes construções hoje em dia. O material pode ser usado nos mais diversos ambientes, mas como escolher porcelanato certo para cada lugar? 

Uma das partes mais trabalhosas de reformas ou construções é a escolha do piso. O porcelanato é muito utilizado pelas suas inúmeras vantagens como:

      •   Facilidade na limpeza;

      •   Durabilidade;

      •   Diversas opções de cores e tamanhos.

Mas no meio de tantas opções fica difícil escolher, não é? Neste post você vai descobrir como escolher porcelanato, qual o tipo ideal para cada ambiente da casa, seus usos e aplicações. Confira!

Quais são os tipos de porcelanato do mercado? 

Para saber como escolher porcelanato você precisa conhecer primeiro as quatro opções disponíveis no mercado:

      •   Natural: essa opção simula a textura e a cor de pedras. Além disso, possui uma grande variedade de cores e acabamentos como mármore ou solos áridos. Também tem diferentes opções de brilho;

      •   Acetinado: é menos escorregadio pois sua cobertura é fosca e áspera, sendo ideal para áreas frias e externas;

      •   Polido: essa opção é a mais procurada. Pelo seu brilho intenso e superfície lisa traz um ar de sofisticação. Seu uso é recomendado em salas e quartos e essa opção é a mais escorregadia de todas;

      •   Esmaltado: por ser coberto por esmalte pode ter a superfície lisa, brilhante ou áspera. Para saber em quais ambientes essa opção pode ser instalada, é preciso consultar a resistência da superfície de cada piso.

O porcelanato pode ser usado em qualquer ambiente? 

O porcelanato é um revestimento muito versátil e que pode ser usado em todos os ambientes da casa. Abaixo confira dicas de qual tipo de porcelanato usar para cada ambiente da sua residência:

Porcelanato para sala 

O porcelanato acetinado tipo madeira traz uma sensação de conforto e aconchego para o ambiente, além de dar uma sensação de aquecimento, sendo um dos mais procurados. O porcelanato em tom de cinza, tanto polido ou acetinado é também uma excelente opção para usar na sala. A cor neutra do cinza traz um ar industrial ao ambiente.

Se preferir, você ainda pode optar pela opção polida que dá uma sensação de sofisticação ao ambiente.

Porcelanato para quartos 

Aqui também temos a opção de porcelanato acetinado para os quartos, por possuir um brilho discreto e sua textura ser confortável. A opção tipo madeira também é super válida para trazer uma sensação aconchegante aos quartos.

Além disso, ainda é possível encontrar diferentes cores e texturas personalizáveis, pois o porcelanato é um revestimento muito versátil. 

Porcelanato para cozinha 

Para áreas molhadas ou úmidas como a cozinha, o porcelanato mais indicado é a opção acetinada. Por não possuir uma superfície lisa e brilhante, o risco de quedas é minimizado.

Porcelanato para banheiros 

Para os banheiros, a melhor opção sempre será o porcelanato acetinado por possuir uma superfície mais áspera e ser menos escorregadio. 

Porcelanato para áreas externas 

O porcelanato esmaltado combina perfeitamente com as áreas externas e áreas com piscinas, por ser mais rústico. Opte por uma cor escura, essa é a melhor opção para as áreas externas por aparentar menos sujeira. 


Gostou das nossas dicas de como escolher porcelanato? Então confira outros posts do blog da Bidese, com dicas de arquitetura e decoração.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim