21/set/2022 - Arquitetura

O legado de Burle Marx na arquitetura atual

Escrito por: Bidese

O legado de Burle Marx na arquitetura atual

O paisagismo está em alta, e sua importância é destaque nos dias atuais. O setor é uma extensão da arquitetura, com foco em melhorar a qualidade de vida urbana, o conforto e o bem-estar da população. Roberto Burle Marx foi um dos maiores da área, e suas obras fazem sucesso até hoje, consideradas por muitos, verdadeiras obras de arte.


O arquiteto era autodidata e foi um dos primeiros brasileiros a falar sobre o desmatamento e a sustentabilidade. Seus projetos priorizavam a harmonia entre a estética, funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes.


Para você que quer aprender mais sobre suas obras, continue com a leitura para conhecer a história deste profissional e a importância de suas construções para o paisagismo mundial. Confira!

Importância de Burle Marx para o paisagismo mundial 

No final dos anos 20, Roberto Burle Marx estudou pintura em Berlim, na Alemanha. Ele frequentava o “Botanischer Garten Und Botanisches Museum Berlin-dahlem”, jardim botânico que contribuiu para despertar a sua paixão pelo paisagismo.


O artista é autor de mais de três mil obras em 20 países. Ele também foi pintor, escultor, tapeceiro e criador de joias. Mas seu ato mais importante foi fazer o mundo enxergar a real importância do paisagismo, que acaba por se tornar uma ligação viva entre o cenário natural e a arte.


No período em que viveu no continente europeu, ele trabalhou em parceria com vários artistas vanguardistas, como o botânico e colecionador de plantas Henrique Lahmeyer de Mello Barreto, que o ajudou a crescer em sua profissão.

Características marcantes de seu paisagismo 

O arquiteto se enxergava principalmente como um pintor, o que é percebido em seus trabalhos, considerados verdadeiras obras de arte.


A sua preocupação com a preservação da vegetação e flora brasileira é uma das grandes marcas de seus projetos. Ele inovou ao usar plantas nativas do Brasil, popularizando espécies que até então não eram utilizadas em construções paisagísticas, marcando o seu estilo no mundo inteiro.

Principais projetos de Burle Marx 

“Se eu pretendesse fazer um trabalho perfeito, não saberia por onde começar. Erros podem ser corrigidos. Tenho medo é da fórmula. O importante é ter curiosidade”. Citação de Burle Marx que sempre considerou seus feitos associados à cidade como os mais importantes.


Entre seus principais projetos estão os famosos:


  • Parque de Ibirapuera: com muitas experiências plásticas em seus pavimentos e vegetação. 

  • Aterro do Flamengo: uma experiência com plantas resistentes à salinidade e ao vento. 


Além disso, ele recebeu diversos prêmios, entre eles: 


  • Prêmio de Arquitetura de Paisagem na 2.ª Exposição Internacional de Arquitetura (1953);

  • Medalha de Belas Artes do Instituto Americano de Arquitetos, em Washington (1965); 


Comandado pela terceira geração de arquitetos, o Escritório Burle Marx continua a perpetuar o legado de projetos encantadores, como o paisagismo do Edifício Lemme, breve lançamento da Bidese.


Por meio da exuberância da flora brasileira, os arquitetos Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas continuam a reproduzir aquilo que lhes foi ensinado por um dos mais importantes nomes da área no projeto paisagístico do Lemme, onde tudo é arte, tudo é vivo e tudo é único.


Gostou de conhecer mais sobre a história de Roberto Burle Marx? Continue acompanhando o blog para outros conteúdos como esse.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim