21/ago/2024 - Arquitetura, Construção, Design, Obras

O que a orla de Copacabana e um edifício de luxo em Curitiba tem em comum?

Escrito por: Bidese

O que a orla de Copacabana e um edifício de luxo em Curitiba tem em comum?

Rio de Janeiro, 40 graus. O sol se pondo no horizonte. A paginação da calçada acompanha as ondas do mar, as árvores estão milimetricamente posicionadas e, ao fundo, você observa a paisagem deslumbrante do mar.

Essa facilmente pode ser uma cena vivenciada por qualquer um que frequenta as praias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas o que esse visual deslumbrante tem a ver com um edifício de luxo em Curitiba?

A orla de Copacabana 


Em 1970, a Avenida Atlântica passou por uma reforma para o alargamento da via. O paisagista escolhido para realizar a nova paginação do icônico calçadão foi Roberto Burle Marx.

O arquiteto paisagista modificou o desenho original da calçada, ao alongar suas curvas e integrá-lo a um conjunto gráfico mais amplo que dialoga com o projeto paisagístico composto por árvores de grandes copas e palmeiras.

Atualmente, o calçadão de Copacabana se tornou o "maior exemplo de obra de arte aplicada existente no mundo", segundo seu tombamento no Instituto Estadual de Patrimônio Cultural.

O Edifício 


Em 2024, um edifício de luxo em Curitiba resolveu trazer a arte de um dos monumentos históricos mais importantes do mundo para a conceituação do projeto paisagístico. Para isso, a Bidese Construtora convidou o Escritório Burle Marx, atualmente comandado por Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas, para transmitir a herança de Roberto Burle Marx aos jardins do Edifício Lemme.

Para isso, foram escolhidas árvores nativas, como a Jabuticabeira e Jerivá, a beleza do Filodendor e Uvarana, as cores da Flor-de-São-João e da Manacá-da-Serra. Da piscina ao deck, do playground à cascata, tudo é arte, tudo é vivo, tudo é único.

Além do projeto de paisagismo, o Edifício Lemme possui grandes artistas assinando os projetos de arquitetura do empreendimento. Para o arquitetônico, Ema Arquitetura trás curvas e linhas que abraçam uma Araucária que já estava posicionada no terreno. O interiores vem repleto de experiências sensoriais e arte com o escritório Boscardin Corsi. A emoção e o conforto ficam a cargo do Studio Regina Bruni, que coroa o projeto luminotécnico.

Quer conhecer mais sobre o Edifício Lemme e seus renomados projetistas? Acesse o site: https://bidese.com.br/lemme/

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim