25/mar/2024 - Tecnologia

Reaproveitamento de água: como ele contribui para a segurança hídrica

Escrito por: Bidese

Reaproveitamento de água: como ele contribui para a segurança hídrica

Você sabia que, no Brasil, cada pessoa consome, em média, mais de 250 litros de água por dia? E cerca de 40% de toda essa água potável é perdida. Diante desse cenário, o reaproveitamento de água e uso de fontes alternativas surgem como soluções viáveis. Essa prática sustentável oferece diversos benefícios, tanto para a economia quanto para o meio ambiente.

Isso permite reduzir consideravelmente a conta de água, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e controle da quantidade de esgoto gerado.

Continue lendo para descobrir como funciona o sistema de reaproveitamento de água em residências, explorando as tecnologias e métodos mais comuns.

Como funciona o sistema de fontes alternativas de água em residências?

A sustentabilidade se tornou um diferencial no mercado imobiliário, impulsionando a adoção de práticas e tecnologias que promovem a eficiência energética, a conservação de recursos naturais e o bem-estar dos moradores.

Entenda como a sustentabilidade valoriza o imóvel.

Existem várias maneiras de reutilizar a água em residências. As tecnologias e métodos mais comuns incluem:

Sistemas de captação de água da chuva

Um dos métodos mais comuns de reaproveitamento de água é a captação de água da chuva. Ela pode ser coletada e armazenada em reservatórios para ser utilizada em diversas atividades, como limpeza, irrigação de jardins e áreas verdes. Quando utilizada para descargas de vasos sanitários, pode representar uma economia de até 20% do consumo total de água em residências.

Reutilização de águas cinzas em atividades não potáveis

As águas cinzas surgem de processos domésticos, como a lavagem de roupa e banho. Elas representam cerca de 80% do volume total de água residual gerada em residências. As águas cinzas passam por um processo de filtragem e desinfecção para remover impurezas e patógenos, através de tecnologias como filtros de areia, membranas de ultrafiltração, lâmpadas UV, ozônio e sistemas de desinfecção por cloração.

Podem ser reutilizadas em atividades que não demandam água potável, como a descarga de sanitários, irrigação e a limpeza de pisos.

Implementação de sistemas de filtragem e purificação

Para garantir a qualidade da água reutilizada, é importante instalar sistemas de filtragem e purificação adequados. Tecnologias avançadas de filtragem podem remover impurezas e microrganismos, tornando a água ainda mais limpa.

Conheça as tecnologias sustentáveis e inovações na construção de imóveis de alto padrão.

Com a implementação de um sistema de reaproveitamento de água em sua residência, você pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos e reduzir o impacto ambiental da sua casa.

Saiba como integrar sustentabilidade e design de interiores.

Empreendimentos como o ZenLemme são um exemplo de como a arquitetura pode se integrar de maneira sustentável ao meio ambiente, criando um espaço moderno e ecologicamente responsável para os moradores.

Os dois projetos contam com sistema de aproveitamento de água, que capta a chuva nas coberturas do edifício, que então são armazenadas e tratadas, e depois utilizadas nos pontos de limpeza e irrigação no condomínio. Com a consultoria especializada da Bloco Base, escritório de soluções em sustentabilidade e bem-estar, Zen e Lemme economizam mais de 40% de água, em relação a um outro edifício sem esses atributos.

“Soluções como essa, além de estritamente necessárias, têm muitas vantagens: há uma redução da água da chuva que escoa para a cidade, redução do consumo de água potável, além da economia considerável no dia a dia do edifício”, afirma Iago de Oliveira, sócio e consultor de sustentabilidade da Bloco Base. Ele ainda completa: “E são diretrizes como essa que vão trazer ao Zen e Lemme dois importantes selos de sustentabilidade: GBC Condomínio e GBC Life.”

Acesse o nosso site, conheça nossos projetos e entre em contato para maiores informações.


Conheça a Bloco Base:

Responsável pelas diretrizes de sustentabilidade, conforto e eficiência do Lemme e Zen, a Bloco Base é uma consultoria focada em projetos de eficiência e sustentabilidade, que emprega conhecimento técnico, processos integrados e metodologias inovadoras a fim de viabilizar projetos verdadeiramente regenerativos, capazes de contribuir para uma nova cultura de construção civil.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim