29/abr/2021 - Design

5 dicas de decoração para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento

Escrito por: Bidese

5 dicas de decoração para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento

Sentir-se bem no próprio lar é uma satisfação e o desejo para muitas pessoas. Ter a sensação de aconchego e bem-estar em um local é essencial para chamá-lo de lar. Porém, para que isso aconteça, é necessário saber aproveitar o espaço do ambiente, otimizar os cômodos e investir em dicas de decoração.

O último ano trouxe profundas transformações em nossas rotinas e nos fez lançar um novo olhar para essa questão. Com mais tempo dentro de casa, nosso reconhecimento desse espaço mudou e novas necessidades surgiram. A partir disso, a busca por personalizar os ambientes também cresceu.

Por isso, neste post iremos abordar as melhores dicas de decoração para que o espaço do seu apartamento seja melhor aproveitado.

Aproveite-as para ganhar um ar de funcionalidade e amplitude em seu apartamento ou para deixar ele mais prático em seu dia a dia, aumentando a sua sensação de conforto.

Dicas de decoração para aproveitar o espaço do seu apartamento

Itens básicos como disposição dos móveis, luz, integração de ambientes e valorização de detalhes podem contribuir para transformar sua experiência com o apartamento.

E tudo começa pelo planejamento. Segundo Rafael Depiné, sócio e diretor de obras da Bidese Construtora,

“o planejamento é importante em muitas etapas das nossas vidas e isso não é diferente quando se pensa em fazer um projeto de uma residência ou edifício. Tudo começa com um briefing feito com a Arquitetura e o cliente. Esse briefing é muito importante para que o arquiteto entenda as necessidades do cliente e idealize o projeto. Deve ser pensado a longo prazo e colocar em evidência o que é mais importante para o convívio na casa.”.

Então, mesmo depois de um bom planejamento ainda é necessário levar algumas questões em consideração quando for decorar o seu apartamento.

Veja as principais dicas que preparamos!

1. Use a iluminação a favor

Use jogos de luzes para deixar um ambiente mais aconchegante. Essa estratégia é muito prática para delimitar qual espaço está em uso.

É o caso, por exemplo, de um ponto de luz focado só em um espaço de leitura do quarto, enquanto uma pessoa pode aproveitar esse ponto de luz para ler, outra que deseja dormir não será incomodada.

Outra dica é iluminação diferenciada para cada cômodo da residência, mesmo que integrados. Além de trazer elegância, você consegue diferenciar bem os locais e suas funções cotidianas.

2. Ventile bem os espaços

Não deixe móveis obstruindo janelas ou passagens de ar. Procure formar um corredor mesmo pequeno, que fique livre para circulação do ar.

Não tenha móveis altos bloqueando janelas e essa troca entre os ambientes, para não criar sensação de abafamento.

3. Integre ambientes

Integrar ambientes ajuda a tornar o espaço mais cômodo e interessante. Dicas são usar cozinhas ilhas, unir varanda e sala, assim como quarto e home office.

Dessa forma você aumenta o espaço útil, cria aconchego e permite uma circulação melhor de pessoas.

Integrar cozinha e lavanderia também é uma estratégia inteligente de integração, especialmente para apartamentos.

4. Dê atenção às linhas

Valorizar as linhas verticais e horizontais do seu ambiente ajudam a criar elegância, reforçam seu estilo e dividem os ambientes, mesmo na ausência de paredes entre eles.

Você pode fazer isso utilizando papéis de parede, com listras ou linhas verticais e horizontais que possibilitem trabalhar melhor a decoração e a delimitação de cada ambiente por meio delas.

5. Invista em armários escondidos

Uma boa pedida entre as dicas de decoração e também de comodidade é identificar onde há espaço disponível para colocação de armários escondidos.

Além de contribuírem para diminuir a quantidade de coisas expostas ou de “bagunça”, eles ajudam a aproveitar espaços muito difíceis, como um canto da sala ou debaixo de algum outro móvel.

A importância de investir em um projeto de arquitetura

Vale ressaltar que a dica geral é que você invista em um projeto de arquitetura. O resultado de uma decoração bem planejada e feita por especialistas é sempre diferenciado.

Isso porque serão levados em conta todos os pontos individuais, os gostos, as preferências e perfil de cada morador, assim como as necessidades de cada casa, que são diferentes.

Nesses projetos, prioriza-se estilo e praticidade, aliados à beleza, na montagem do ambiente, permitindo que você usufrua do melhor em seu espaço.

Transforme sua casa com as dicas de decoração

Por fim, cabe reforçar que colocando essas dicas de decoração em prática você poderá ter uma transformação total em seu ambiente.

Além disso, quando se trata de qualquer projeto dentro da arquitetura, é importante pensar fora da caixa. Rafael Depiné pontua que

"hoje em dia está muito comum o ambiente da brinquedoteca, até mesmo em residências unifamiliares. Os clientes veem a importância de ter um local para seus filhos passarem algum tempo e uma área exclusiva para a ‘bagunça’ e brinquedos.”

Desde a iluminação, criação de espaços exclusivos para crianças e até o reposicionamento de novos móveis funcionais, essas dicas podem contribuir para uma rotina mais prática, funcional e sofisticada.

Gostou das dicas de decoração? Leia mais conteúdos em nosso blog.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim