15/fev/2023 - Construção

Como utilizar concreto aparente?

Escrito por: Bidese

Como utilizar concreto aparente?

Se você é uma pessoa ligada ao mundo da arquitetura e suas tendências, provavelmente já ouviu falar do concreto aparente em construções. Afinal, essa é uma técnica que ganhou popularidade em projetos de diversos tipos nos últimos anos. 

No entanto, mesmo com o seu crescente uso, muitos profissionais não conhecem maneiras de utilizar o material de forma que valorize o resultado final. 

Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! Nesse artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa fazer para utilizar o elemento com personalidade nas suas obras. Siga a leitura! 

O que é concreto aparente?

O concreto aparente é um material originado pela junção do: 

  • Cimento; 

  • Areia;

  • Pedra brita;

  • Água. 

Na formação desse tipo dessa estrutura, o cimento se transforma em uma pasta ao ser hidratado com a água. Essa textura garante resistência e aderência, considerando a presença da areia e da pedra brita. 

Quando os insumos citados acima são misturados, ele é colocado em fôrmas para endurecer. Depois dessa fase, ele poderá ser visível na decoração tanto de ambientes internos quanto externos.

Quais as vantagens?

Usar o concreto aparente nos seus projetos conta com diversas vantagens. A mais conhecida é a garantia da integridade do material, fazendo com que ele seja duradouro e possa atingir a vida útil da construção sem danos.  

Além do fator “resistência”, ele também leva muitos pontos no quesito visual, visto que ele traz uma aparência semelhante à estrutura de concreto, reduzindo impurezas e dando ao projeto uma estética agradável

Levando em conta esses tópicos, é possível concluir que a utilização desse insumo busca defender o material de fatores externos (como chuva, vento, sol, etc) sem perder a beleza proposta pelo arquiteto. Em outras palavras, é unir o útil ao agradável. 

Como usar no projeto?

Mas afinal, como utilizar o concreto aparente no projeto da melhor maneira possível? Existem algumas formas que valorizam ainda mais o visual e a estrutura deste insumo. Confira nossas dicas abaixo! 

Leve em consideração a disposição das fôrmas de acordo com as qualidades projetuais

A disposição dos elementos na hora de planejar decorações em concreto aparente é um ponto que deve ser planejado para um bom resultado. 

Na maioria das vezes, encontramos fôrmas posicionadas no sentido horizontal da madeira. Porém, esse não deve ser levado como um padrão. O arquiteto precisa basear a estrutura de cada parte considerando as características específicas do projeto. 

Concreto cinza ou pigmentado?

Sim, sabemos que o concreto aparente cinza tem todo aquele charme específico, clássico. No entanto, e para quem não gosta desse tipo de coloração?

Para essas pessoas, a utilização de pigmentos pode ser uma solução. É muito comum ver compostos baseados nas cores da estrutura, podendo variar entre vermelho, amarelo, verde, preto e azul cobalto.

Cuidado com imperfeições 

A pessoa que cuida da obra deve se atentar aos cuidados especiais que garantem a qualidade final do concreto aparente. 

Em situações de erros na concretagem, nossa dica é que você realize o processo de estucamento, que consiste basicamente no preenchimento dos poros do material, formando uma superfície lisa.

Essa técnica, originada pela mistura de cimento, aditivo acrílico, água e uma desempenadeira metálica, corrige as imperfeições do projeto. 

Atenção com as ferragens

Em hipótese alguma deixe as ferragens e peças de aço da estrutura descobertas. Lembre-se que a exteriorização desses materiais somado com a água e condições climáticas podem trazer doenças.

Nossa dica é que você adicione uma capa de resíduo extra sobre as partes trabalhadas para diminuir as chances de fungos chegarem nas ferragens.

Acompanhe nosso blog!

Gostou das dicas? Ao seguir todos esses passos, pode ter certeza de que o concreto aparente em seu projeto se destaca ainda mais, e como o tema está em alta pelo público, você garante um diferencial competitivo para suas obras!

Para outros conteúdos como esse, siga o Blog Bidese! Acesse esse link!

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim