A eficiência térmica de uma casa ou apartamento é fundamental para garantir o conforto dos moradores em todas as estações do ano. Foi pensando nisso que a Bidese Construtora investiu em um projeto de eficiência energética para o Edifício Guará.
O projeto consiste no estudo de materiais e soluções que proporcionem o aquecimento ideal em todas as unidades do empreendimento, independentemente da posição geográfica. Para o Guará foram utilizadas paredes duplas, camadas de regularização e revestimento e chapas de EPS.
Para Alexandre Castagini, responsável pelo projeto de eficiência energética, além de garantir o conforto térmico, o projeto diminui a necessidade de equipamentos de aquecimento ou resfriamento, como o ar condicionado. “Uma obra com fachadas bem alinhadas ao norte geográfico demandou um bom isolamento pois temos apartamentos com orientações plenas de norte, sul, leste e oeste – cada um com uma característica específica. Os apartamentos norte/oeste tem uma característica de demandarem mais atenção para o calor e os apartamentos leste/sul demandam grande isolamento para evitar o frio”, diz.
Os materiais utilizados para garantir a eficiência térmica das unidades são utilizados na fase estrutural do edifício e não geram manutenção para o morador. Antonio Marecki, responsável pelo setor de projetos da Bidese construtora afirma que “a ideia é trazer algo simples, mas funcional, cientificamente comprovado através de ensaios. Se não houver alterações nas paredes, o morador terá um apartamento confortável por um longo período de tempo”.
O Edifício Guará possui somente 11 unidades disponíveis e tem previsão de entrega para setembro de 2023.