22/fev/2024 - Construção, Obras

Marco construtivo: Lemme

Escrito por: Bidese

Marco construtivo: Lemme

Localizado no Água Verde, o Lemme é um verdadeiro refúgio urbano. A região é privilegiada e conta com diversos estabelecimentos nas redondezas como mercados, praças, shoppings, hospitais, escolas e alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Não há como negar que o Lemme foi projetado para ser um edifício icônico que se destaca em meio à paisagem curitibana. As linhas orgânicas da fachada foram inspiradas nas ondas do mar e perfeitamente equilibradas com sua estética modernista. Além da arquitetura, os projetos de paisagismo e interiores do Lemme, assinados por escritórios de arquitetura que são referências no segmento, como o EMA Arquitetura (arquitetônico), Burle Marx (paisagismo) e Boscardin Corsi (interiores), merecem destaque.


Melvin Quaresma - Janeiro 2024


Fundação e concretagem

A etapa de fundação e concretagem é uma das primeiras na execução de um projeto. Ela é responsável por criar uma base sólida sobre a qual toda a estrutura do edifício será erguida. Durante essa fase são realizadas as escavações necessárias para preparar o terreno e garantir a fixação das armaduras, criando uma base resistente e durável.

Uma fundação mal executada pode comprometer toda a estrutura da construção, resultando em problemas como fissuras e trincas. Por isso, trata-se de uma etapa crítica da execução do projeto, que merece toda a atenção para garantir estabilidade, segurança e durabilidade à construção.


Progresso atual do Lemme

No começo deste mês (fevereiro de 2024), iniciamos a etapa de alvenaria nos pavimentos que já passaram pela fase de concretagem. A alvenaria ocorre em paralelo à concretagem e é a etapa responsável por impedir a penetração de água no pavimento. Na concretagem do terceiro pavimento, lançamos 270 m³ de concreto utilizando duas bombas estacionárias. Já no quarto pavimento, utilizamos 244 m³ de concreto.

“O maior desafio que enfrentamos nessa construção são as formas curvas da estrutura que precisam ser compensadas. Para tal, precisamos ter certeza de que as vigas estão na posição certa, e por isso contamos com o auxílio constante de um topógrafo para realizar as demarcações e, posteriormente, a conferência da posição e estabilidade das formas.” afirma Eric Ferreira, engenheiro responsável pela obra do Lemme.

Melvin Quaresma - Janeiro 2024


Acompanhamento de obra

Fique de olho nas nossas redes sociais e canal no youtube para acompanhar, em vídeo, o progresso das nossas obras. E se quiser conferir o Lemme de perto, te esperamos no stand de vendas na R. Prof. Assis Gonçalves, 778 - Água Verde.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim