06/dez/2019 - Construção

Passo a passo para construir uma casa de alto padrão

Escrito por: Bidese

Passo a passo para construir uma casa de alto padrão

Você quer construir sua casa de alto padrão mas não tem ideia por onde começar? A Bidese Construtora oferece assessoria para seu projeto, desde à escolha do terreno aos acabamentos. Quer saber como funciona? Separamos algumas dicas:

Contrate uma construtora especializada

Uma construtora especializada ajuda o cliente com toda a assessoria, desde a escolha do terreno, arquiteto e projeto arquitetônico, planejamento financeiro e prazo de construção, entre vários outros fatores. É importante ter uma construtora para organizar e orientar os processos para você, cliente não sufocar em meio a tantos detalhes. “Por ser um processo extenso, é preciso te rum cronograma bem estruturado, que demanda muito tempo e atenção. Tendo uma construtora para organizar tudo isso, o cliente não precisa se preocupar com nada, só a parte boa que é fazer escolhas de acabamentos”, diz Paula Moreira, Arquiteta Comercial da Bidese Construtora. Além disso, por ter o know-how do ramo, a responsável pela construção oferece uma alta da qualidade de obra.

Defina um orçamento

Este é um ponto muito importante tanto para o cliente não se preocupar com todo o processo e a construtora saber auxiliar nas escolhas certas. “A construtora assessora o cliente nas escolhas e definição do estilo do projeto a partir do orçamento. Pensamos na solução ideal para cada caso e buscamos sempre atingir o orçamento do cliente com a melhor qualidade possível. Por exemplo, o cliente quer uma pedra natural no piso da área social, mas será que vai caber no orçamento? Podemos dar outras opções de pisos com custo benefício interessante, sem diminuir a qualidade do produto final, etc. Tudo isso conversamos juntos, então é importante o cliente estar atento à assessoria da construtora”, comenta Paula.

Conheça as etapas da construção

Toda construção necessita de etapas para ser concluída com sucesso. O primeiro passo é a escolha e compra do terreno. Nessa etapa é importante analisar a localização, verificar posição e insolação, pois valoriza bastante. O segundo passo é escolher o arquiteto, com o auxílio da construtora. Depois de escolhido o arquiteto, começamos o projeto arquitetônico. Esse projeto lista todas as necessidades do cliente que afetem a construção, adequando também às possibilidades do terreno. Em seguida, vem a parte de projetos complementares, que conta com a estrutura, elétrica e hidráulica, entre outros, como projeto topográfico, sanitário e telecomunicações. Quando a construção começa, é hora de escolher acabamentos, como revestimento de piso, pintura de parede, entre outros detalhes. As etapas funcionam na ordem acima.

O processo de projeto é dividido em etapas com o acompanhamento do cliente: estrutura, parte externa da casa, detalhes internos que influenciam na construção (como tipos de guarda-corpo, por exemplo) e acabamentos.

Entenda o tempo de obra

O cliente precisa entender que o projeto, antes de iniciar a construção, leva tempo para ser finalizado e pode ser um pouco demorado. Normalmente, pode levar 6 meses ou mais, por conta do processo de documentação de órgãos públicos, como prefeitura, meio ambiente e urbanismo. “Essa fase pode causa um pouco de ansiedade, porque o cliente não vê a obra em si, ele só vê um monte de papel; o cliente precisa ter a ciência de esse processo que vai demorar pelo menos de oito meses a um ano para aí começar a obra”, comenta Paula.

Depois que a documentação está pronta, a obra começa e, dependendo da metragem da casa, a construção pode levar de 12 a 20 meses. Por isso, é importante entender que a construção é um processo manual, que também depende do clima, afinal alguns itens que dependem disso.

Outro fator determinante para o tempo de obra são os ajustes de projeto. Às vezes o cliente quer mudar alguma coisa com o projeto já em andamento, isso pode aumentar o prazo de entrega por conta da alteração do cronograma.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim