Você sabia que, no Brasil, cada pessoa consome, em média, mais de 250 litros de água por dia? E cerca de 40% de toda essa água potável é perdida. Diante desse cenário, o reaproveitamento de água e uso de fontes alternativas surgem como soluções viáveis. Essa prática sustentável oferece diversos benefícios, tanto para a economia quanto para o meio ambiente.
Isso permite reduzir consideravelmente a conta de água, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e controle da quantidade de esgoto gerado.
Continue lendo para descobrir como funciona o sistema de reaproveitamento de água em residências, explorando as tecnologias e métodos mais comuns.
Como funciona o sistema de fontes alternativas de água em residências?
A sustentabilidade se tornou um diferencial no mercado imobiliário, impulsionando a adoção de práticas e tecnologias que promovem a eficiência energética, a conservação de recursos naturais e o bem-estar dos moradores.
Entenda como a sustentabilidade valoriza o imóvel.
Existem várias maneiras de reutilizar a água em residências. As tecnologias e métodos mais comuns incluem:
Sistemas de captação de água da chuva
Um dos métodos mais comuns de reaproveitamento de água é a captação de água da chuva. Ela pode ser coletada e armazenada em reservatórios para ser utilizada em diversas atividades, como limpeza, irrigação de jardins e áreas verdes. Quando utilizada para descargas de vasos sanitários, pode representar uma economia de até 20% do consumo total de água em residências.
Reutilização de águas cinzas em atividades não potáveis
As águas cinzas surgem de processos domésticos, como a lavagem de roupa e banho. Elas representam cerca de 80% do volume total de água residual gerada em residências. As águas cinzas passam por um processo de filtragem e desinfecção para remover impurezas e patógenos, através de tecnologias como filtros de areia, membranas de ultrafiltração, lâmpadas UV, ozônio e sistemas de desinfecção por cloração.
Podem ser reutilizadas em atividades que não demandam água potável, como a descarga de sanitários, irrigação e a limpeza de pisos.
Implementação de sistemas de filtragem e purificação
Para garantir a qualidade da água reutilizada, é importante instalar sistemas de filtragem e purificação adequados. Tecnologias avançadas de filtragem podem remover impurezas e microrganismos, tornando a água ainda mais limpa.
Conheça as tecnologias sustentáveis e inovações na construção de imóveis de alto padrão.
Com a implementação de um sistema de reaproveitamento de água em sua residência, você pode contribuir para a preservação dos recursos hídricos e reduzir o impacto ambiental da sua casa.
Saiba como integrar sustentabilidade e design de interiores.
Empreendimentos como o Zen e Lemme são um exemplo de como a arquitetura pode se integrar de maneira sustentável ao meio ambiente, criando um espaço moderno e ecologicamente responsável para os moradores.
Os dois projetos contam com sistema de aproveitamento de água, que capta a chuva nas coberturas do edifício, que então são armazenadas e tratadas, e depois utilizadas nos pontos de limpeza e irrigação no condomínio. Com a consultoria especializada da Bloco Base, escritório de soluções em sustentabilidade e bem-estar, Zen e Lemme economizam mais de 40% de água, em relação a um outro edifício sem esses atributos.
“Soluções como essa, além de estritamente necessárias, têm muitas vantagens: há uma redução da água da chuva que escoa para a cidade, redução do consumo de água potável, além da economia considerável no dia a dia do edifício”, afirma Iago de Oliveira, sócio e consultor de sustentabilidade da Bloco Base. Ele ainda completa: “E são diretrizes como essa que vão trazer ao Zen e Lemme dois importantes selos de sustentabilidade: GBC Condomínio e GBC Life.”
Acesse o nosso site, conheça nossos projetos e entre em contato para maiores informações.
Conheça a Bloco Base:
Responsável pelas diretrizes de sustentabilidade, conforto e eficiência do Lemme e Zen, a Bloco Base é uma consultoria focada em projetos de eficiência e sustentabilidade, que emprega conhecimento técnico, processos integrados e metodologias inovadoras a fim de viabilizar projetos verdadeiramente regenerativos, capazes de contribuir para uma nova cultura de construção civil.