20/out/2023 - Tecnologia

Tecnologias sustentáveis e inovações na construção de imóveis de alto padrão

Escrito por: Bidese

Tecnologias sustentáveis e inovações na construção de imóveis de alto padrão

O design de alto nível, aliado a materiais e tecnologias sustentáveis, está ganhando destaque nos empreendimentos de luxo no Brasil e no mundo. Essa abordagem, conhecida como "arquitetura verde", não apenas promove grandes economias a longo prazo, mas também exerce um impacto positivo no bem-estar e contribui para um futuro mais regenerativo.

Por meio da eficiência energética, da conservação da água, da gestão de resíduos e de sistemas de automação que otimizam o uso de recursos naturais, estamos criando imóveis de alto padrão mais eficientes, com menor impacto ambiental e que proporcionam uma melhor qualidade de vida para seus residentes.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das tecnologias sustentáveis utilizadas na Bidese Construtora e seus empreendimentos.


Obra Lemme. Foto by Melvin Quaresma


Eficiência energética

Antes de começar a construção de um empreendimento, é realizada uma análise minuciosa do terreno e dos materiais a serem usados na obra, além de conduzir simulações termo-energéticas para otimizar a captação de luz solar e a proteção térmica.

A partir desse cenário, surgem tecnologias sustentáveis que englobam soluções como brises solares, prismas de ventilação e iluminação, lâmpadas LED, e materiais projetados para garantir um conforto térmico eficiente tanto em dias quentes quanto frios.

Os apartamentos do Lemme possuem mais de 90% de sua planta com nível superior de conforto térmico, de acordo com a norma NBR 15.575.

Uso de energias renováveis

Sabia que, segundo a World Nuclear Association, mais de 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) são resultado da queima de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade?

A energia renovável é gerada a partir de recursos naturais e é reconhecida por sua sustentabilidade, devido ao seu impacto mínimo no meio ambiente em comparação com os combustíveis fósseis. Para capturar essa energia, surgem tecnologias sustentáveis, como painéis solares e geradores eólicos, por exemplo.

É importante destacar que os edifícios Lemme e Zen possuem painéis solares nas áreas comuns, contribuindo significativamente para a redução do consumo de energia do condomínio e, consequentemente, para a diminuição do impacto ambiental.

Gerenciamento de resíduos

O gerenciamento de resíduos envolve um planejamento estratégico para minimizar a geração de resíduos sólidos e garantir a destinação adequada de todos os detritos gerados na construção civil.

Um exemplo notável de gerenciamento de resíduos é a construção do Edifício Lemme: o imóvel existente no local foi completamente desmontado e todos os materiais resultantes desse processo foram encaminhados para reciclagem.


Obra Lemme. Foto by Melvin Quaresma

Conservação da água

A preservação dos recursos hídricos é de extrema importância, e, cada vez mais, a indústria da construção de imóveis de luxo e alto padrão tem demonstrado um grande compromisso com essa questão ambiental.

Existem excelentes tecnologias sustentáveis e inovações que proporcionam economia de água, como sistemas de captação de água da chuva, tecnologias de irrigação para o paisagismo e dispositivos de baixo consumo de água, como torneiras com aeradores e chuveiros de baixo consumo que não prejudicam em nada a sua funcionalidade e conforto.

Conservação da biodiversidade através do paisagismo regenerativo


É pouco conhecido que o paisagismo convencional frequentemente recorre a espécies de plantas exóticas que podem afetar negativamente o ecossistema local. De acordo com o paisagista Ricardo Cardim, "90% das espécies de plantas usadas em projetos no Brasil, o país com a maior biodiversidade do mundo, são originárias de outros países".

Nesse sentido, o paisagismo regenerativo ganha destaque, pois busca restaurar os ecossistemas locais ao utilizar plantas nativas que contribuem para o aumento da biodiversidade na região.

O paisagismo do Lemme, projetado pelo renomado Escritório Burle Marx, e o paisagismo criado por Daniel Nunes para o Zen se destacam por adotar exclusivamente plantas nativas, com especial atenção para as espécies endêmicas (espécie de planta que é encontrada naturalmente em uma área geográfica restrita e específica) e ameaçadas de extinção.


Obra Lemme. Foto by Melvin Quaresma

Certificações sustentáveis

As certificações de sustentabilidade surgiram pela necessidade real de reduzir o impacto ambiental, principalmente na construção civil. Nesse contexto, surgiram as certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), AQUA-HQE, GBC Brasil Condomínio e a GBC Life.

Tanto o Edifício Zen quanto o Edifício Lemme estão comprometidos com a implementação de práticas sustentáveis desde as fases iniciais da construção até a plena operação dos condomínios. Com o suporte da Consultoria Bloco Base, ambos os empreendimentos estão atualmente em processo de certificação para os selos GBC Brasil Condomínio e GBC Life. Saiba mais detalhes sobre essas certificações.

Graças às tecnologias sustentáveis e às inovações constantes no setor da construção, torna-se cada vez mais possível reduzir o impacto ambiental, enquanto se preserva a excelência na qualidade construtiva.

Saiba mais sobre a Bidese Construtora e seus empreendimentos sustentáveis.





Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim