Em abril de 2024, a Bidese foi premiada pelo maior prêmio de design do mundo, o iF Design Award, pelo projeto de interiores do Edifício Lemme. Para recebermos o prêmio, embarcamos em uma viagem até Berlim, onde tivemos a honra de participar da iF Design Conference, uma das conferências mais importantes do mundo para profissionais e entusiastas do design e da arquitetura. O evento reuniu mentes brilhantes e inovadoras para discutir algumas tendências que inspiram e transformam, com foco em um futuro mais sustentável.
Clique aqui e confira como foi essa experiência.
Nesse blog, você saberá mais sobre algumas das tendências que mais chamaram a nossa atenção. Continue lendo para saber mais.
Tendências em alta na iF Design Conference
1. Social Nature - Por BIG - BJARKE INGELS GROUP, Copenhagen
O escritório de arquitetura dinamarquês BIG - Bjarke Ingels Group, fundado pelo arquiteto Bjarke Ingels em 2005, é uma das principais referências da arquitetura contemporânea, com projetos inovadores e ousados que desafiam o que é considerado comum na arquitetura.
Um dos pilares da filosofia do BIG é a tendência Social Nature, que tem como objetivo criar espaços que integram de forma harmoniosa, a natureza e a vida social nos espaços urbanos, promovendo cidades mais sustentáveis, sem abrir mão da modernidade.
A Social Nature se baseia em princípios como:
-
Biofilia: Reconhecimento da conexão do ser humano com a natureza e a necessidade de contato com elementos naturais nos ambientes urbanos;
-
Sustentabilidade: Busca por soluções arquitetônicas que minimizem o impacto ambiental e promovam a eficiência energética, como os telhados verdes;
-
Flexibilidade: Adaptação dos espaços às diferentes necessidades da comunidade, permitindo diversas atividades e usos.
2. Local Culture - Serpentine Pavilion - Kéré Architecture
O Serpentine Pavilion, projeto construído em 2017 pelo escritório Kéré Architecture, localizado nos Jardins de Kensington em Londres, exemplifica a tendência "Local Culture". Assinado por Diébédo Francis Kéré, arquiteto nascido em Burkina Faso, o pavilhão é um símbolo da riqueza cultural africana e da sensibilidade ambiental.
O formato singular do pavilhão, com a cobertura em forma de balanço, sustentada por uma estrutura de treliça metálica, transmite a imagem de uma árvore Taoua, símbolo cultural da comunidade e de proteção em Burkina Faso. A cobertura também proporciona sombra e ventilação natural.
Para a construção do Serpentine Pavilion, foram usados materiais e técnicas de construção tradicionais de Burkina Faso, como madeira de eucalipto e taipa, firmando o compromisso de Kéré com a sustentabilidade e a valorização da cultura regional.
Ao integrar elementos da cultura africana à arquitetura contemporânea, o pavilhão contribui para a diversidade na arquitetura, demonstrando a importância de valorizar as diferentes culturas, reconhecendo as suas riquezas e as usando como fonte de inspiração para criar soluções inovadoras.
3. Co-Design como a chave para desafios complexos: Projeto AKT & Hermann Czech's Partecipazione
O Co-design, também conhecido como design colaborativo ou design participativo, é uma metodologia que coloca a colaboração no centro do processo de criação. Ela reúne diferentes stakeholders, desde designers e especialistas até usuários finais e membros da comunidade, para trabalharem juntos na concepção e desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades de todos os envolvidos.
Um exemplo disso é o projeto AKT & Hermann Czech's Partecipazione, apresentado na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia. Nesse empreendimento, o pavilhão austríaco foi criado por meio do Co-design.
O elemento central dessa proposta é a divisão simétrica do pavilhão. A metade ocidental, acessível pelo lado da Bienal, mantém sua função tradicional de espaço expositivo. Já a metade oriental, incluindo o pátio, ganhou um espaço comunitário acessível à cidade através de uma entrada. Essa metade do pavilhão se tornou um ponto de encontro para os moradores do bairro e para iniciativas urbanas.
Através do Co-design, o projeto só foi possível devido à colaboração em conjunto com a comunidade.
Edifício Lemme da Bidese Construtora venceu o iF Design Award, com assinatura do escritório Boscardin Corsi
O projeto de interiores do Edifício Lemme, assinado pelo escritório Boscardin Corsi, foi premiado pelo renomado iF Design Award. Este prêmio é um reconhecimento da excelência do design e da arquitetura da Bidese, que se destaca pela criatividade, inovação e comprometimento com a sustentabilidade.
Para conhecer mais sobre o Edifício Lemme e se inspirar com este projeto premiado, acesse o conteúdo completo no nosso blog.