06/jul/2021 - Investimento

Como começar a investir em imóveis?

Escrito por: Bidese

Como começar a investir em imóveis?

Investir em imóveis é algo que as pessoas fazem há muito tempo, já que é considerado um dos investimentos mais seguros e tradicionais, por possuir a tendência de valorizar ao longo dos anos e não possuir muitos riscos.

Nos últimos anos o setor vem crescendo e se tornar um investidor é cada vez mais comum. É possível investir em imóveis de diversas maneiras. Você tem vontade de entrar neste mundo, mas não tem conhecimento sobre o tema? Neste post vamos te explicar como começar:

Por que investir em imóveis?

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), as vendas de imóveis cresceram 26,1% em 2020, com aumento de 57,5% nas vendas apenas no 3º trimestre do ano, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, 2019.

O mercado imobiliário é um dos mais procurados quando o assunto é investimento, principalmente com a alta do setor nos últimos anos. Sendo assim, investir em imóveis é uma ótima opção com diversas possibilidades de investimento e com poucos riscos.

Como começar a investir em imóveis?

Existem diferentes tipos de investimento em imóveis, é possível fazer investimento em fundos imobiliários, adquirir um imóvel na planta ou então investir em terrenos.

Quando se trata de investimento é necessário pensar de maneira racional, jamais aja por impulso. Por isso é importante sempre estudar e acompanhar o mercado imobiliário.

Estudo e acompanhamento do mercado imobiliário

Para identificar as melhores oportunidades e investir no melhor momento é necessário estudos e acompanhamento do mercado imobiliário. Informação e conhecimento nunca é demais, ainda mais quando se trata desse setor.

Para evitar riscos futuros, pesquise sobre as oscilações do mercado, as áreas mais valorizadas e o aumento e queda de aluguéis. É imprescindível que se mantenha atualizado no que acontece no setor e também na economia do país, já que a economia influencia o comportamento de compra das pessoas.

Investimento em fundos imobiliários

Os fundos imobiliários reúnem os recursos de diversos investidores para aplicá-los em conjunto no mercado imobiliário. Geralmente o dinheiro é usado na construção ou na aquisição de imóveis que posteriormente podem ser locados. A divisão dos ganhos alcançados é feita na proporção que cada um investiu.

Investimento em terrenos

O investimento em terrenos garante lucro a médio e longo prazo, pois com o crescimento das cidades um terreno dificilmente perde seu valor. Pelo contrário, ele tende a valorizar. Mas lembre-se que é essencial fazer uma análise da região antes da compra do terreno, para ter certeza que o local vai se desenvolver e enriquecer ao longo dos anos.

Compra de imóveis na planta

Comparados aos imóveis prontos, os imóveis na planta são os mais procurados, já que possuem um valor mais interessante para compra. Por isso, a margem de lucro deste tipo de investimento é mais alta.

Se for adquirido de uma construtora de confiança o risco é baixo e após alguns meses com a obra ainda em andamento é possível vendê-lo com valor superior ao pago.

O setor de imóveis apresenta segurança e estabilidade de investimentos. Agora que você já sabe como começar a investir em imóveis, lembre-se de que é sempre muito importante pesquisar e procurar pelo histórico da construtora antes de realizar qualquer investimento.

Quer saber mais sobre as expectativas do mercado imobiliário? Acompanhe agora outros posts no blog.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim