31/out/2022 - Construção

Entenda os princípios da construção verde

Escrito por: Bidese

Entenda os princípios da construção verde

Embora o setor de obras seja o alicerce do desenvolvimento social, temos aprendido constantemente sobre os meios de tornar a produção mais eficiente, segura para todos, durável e sustentável também. O que inclui reduzir a poluição, o desperdício de recursos finitos, o descarte incorreto de resíduos… 

Com isso, a construção verde tem adquirido mais força como alternativa para alinhar todos esses pontos benéficos para o setor.

Mas o que seria isso e quais são as vantagens em adotá-la nos projetos — e, principalmente, como realizar essa transição? Respondemos todas essas perguntas a seguir, confira!

O que é uma construção verde?

O conceito de construção verde está atrelado ao equilíbrio de produtos e boas práticas sustentáveis no setor de construção civil. Isso vale também para ser aplicado após a conclusão de uma obra, como o uso de recursos naturais e de ações com menor impacto ambiental.

Imagine a relevância disso para um segmento que representa pouco mais de 6% do PIB nacional.

E também para a natureza em si. Atitudes que englobam a esfera ecológica garantem o desenvolvimento social e estrutural de uma nação, sem afetar negativamente o ambiente.

Princípios da construção sustentável

Para entender melhor o conceito, podemos nos aprofundar nos princípios da construção verde (também conhecida como obras sustentáveis). São eles:

  • Responsabilidade Social;     

  • Responsabilidade Ambiental;     

  • Prosperidade Econômica.

Equilibrar esses princípios pode ser feito a partir do uso consciente e otimizado de recursos (práticas como reuso são bem-vindas), aplicação de energia de fontes renováveis, descarte responsável de resíduos e materiais que não prejudiquem o meio ambiente.

Para resultados de impacto positivo na construção civil

Existem boas práticas que podem ser consideradas tanto no planejamento de uma obra quanto na estruturação de um projeto, posteriormente.

Contudo, uma orientação de excelência permite que você faça essa transição de modo econômico e assertivo. Como a obtenção de certificações. No caso da construção verde, duas delas se destacam pelo seu reconhecimento internacional: LEED e GBC.

Vamos falar rapidamente sobre ambos, abaixo:

  • LEED: Aplicada desde 1993 e com uso por mais de 160 países — são mais de 500 projetos já certificados no Brasil, inclusive, ressaltando que as diretrizes são aplicáveis para todo tipo de empreendimento imobiliário;

  • GBC Brasil (ou Green Building Council Brasil): organização não governamental criada em 2014 que rapidamente se consolidou como uma referência para o meio sustentável. Seu selo tem múltiplos focos, como a capacitação técnica, o compartilhamento de informações e as melhores práticas para alcançar uma estrutura ecológica.

No caso da segunda certificação, mais de 800 empresas adotam as suas práticas — colocando o país no quarto lugar de um ranking global de construções verdes.

Benefícios das construções sustentáveis

Como resultado de boas práticas, este tipo de empreendimento agrega uma série de pontos positivos para uma organização. A produtividade e eficiência são mantidas, enquanto é possível reduzir e otimizar custos operacionais e modernizar o canteiro de obras com novas tecnologias e processos.

Tudo isso, para entregar um trabalho de qualidade e com alto poder de valorização do imóvel. Algo que a Bidese já faz, buscando sempre usar esses princípios em todos os seus projetos.

E você pode fazer o mesmo, obtendo certificações e ajudando a construir projetos abrigados em um mundo menos prejudicial ao meio ambiente e próspero para o futuro. Comece lendo outros artigos nossos que podem trazer mais inspirações para você!

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim